
Nossa história
No dia 01 de maio de 1992, o irmão Antônio Carlos Dias, a convite do irmão Morel Francisco de Souza, mudou para a cidade de Bauru a fim de cooperar na organização de uma Igreja Batista.O irmão Morel e família eram membros ativos da Igreja Batista da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo onde residiam até o ano de 1981. A partir desta data, eles procuravam frequentar os cultos na Igreja de Santa Cruz todos os finais de semana. Com a dificuldade de se locomover todos os finais de semana até Santa Cruz, devido a distância de 95 quilômetros, a família Souza achou por bem organizar uma Igreja Batista na cidade de Bauru.
No dia 12 de maio de 1992, o primeiro culto foi realizado na residência da família Souza, tendo como os primeiros visitantes Filipe Matheus Neto e sua esposa Gisele Maria de Figueredo Matheus, acompanhados pelos dois filhos menores Pedro Henrique de Figueredo Matheus e Marcella de Figueredo Matheus.
A partir de então, o trabalho cresceu gradativamente, e no dia 14 de abril de 1995, a Igreja Batista de Santa Cruz do Rio Pardo reuniu-se no prédio Green Vile, na avenida José Henrique Ferraz, nº 3-15, para organizar a Igreja Batista de Bauru.
O pastor-missionário, da Igreja Batista de Ourinhos, foi convidado pela Igreja organizadora para ser o moderador da sessão decisória da Igreja Batista de Santa Cruz do Rio Pardo para organizar a Igreja de Bauru. A sessão foi realizada e, conforme a decisão por unanimidade da Igreja Batista de Santa Cruz do Rio Pardo, os seus nove membros residentes na cidade de Bauru passaram a formar a Igreja Batista recém organizada.
Nesta ocasião, a Igreja Batista de Bauru solicitou ao pastor-missionário que supervisionasse a sua primeira assembleia administrativa.
O pastor Steve Harold Montgomery fez o apelo para quem já era convertido e quisesse se apresentar para sua pública profissão de fé. Diante do convite a irmã Gisele Maria de Figueredo Matheus veio à frente confessando ter aceitado a Jesus Cristo como seu Salvador. Ela ainda disse ser de sua vontade receber o batismo e assim ser membro da Igreja. Os irmãos membros aceitaram-na como candidata para o batismo.
Em conjunto, a Igreja já organizada decidiu escolher o seu pastor, o irmão Antônio Carlos Dias. Ainda, a Igreja decidiu confirmar o irmão Morel Francisco de Souza como seu diácono. O referido irmão era diácono consagrado pela Igreja Batista de Santa Cruz do Rio Pardo, onde vinha exercendo esta função até à data da organização da Igreja Batista de Bauru.
Foi aprovado adotar um nome à Igreja para fins legais. Foi do agrado dos irmãos escolher o nome “Igreja Batista Missionária de Bauru”. Porém quando fomos registrá-lo em cartório, ficamos sabendo da existência de uma Igreja com este nome. Por isso em sessão posterior fomos obrigados a escolher outro nome, e a escolha de “Igreja Batista Memorial de Bauru”, foi a decisão dos membros.
Esta, portanto, é a nossa história contando de onde viemos. Hoje, depois de pouco mais de vinte anos, inauguramos o nosso templo localizado na Rua Santos Dumont, nº 8-21, próximo do início da avenida Pinheiro Machado, no bairro Bela Vista.